sexta-feira, 30 de maio de 2008

Índice de Confiança da Indústria

Índice de Confiança da Indústria próximo à estabilidade em maio


O Índice de Confiança da Indústria (ICI), divulgado nesta quarta-feira (30), apresentou variação negativa de 0,3% entre abril e maio. Mantendo-se praticamente estável entre os dois meses, a pesquisa da FGV (Fundação Getulio Vargas) revela que a indústria manteve o mesmo ritmo de atividade média dos dois meses anteriores.

O índice da Situação Atual manteve-se em 125,5 pontos, registrando o valor mais elevado para este mês nos últimos três anos. Já o Índice de Expectativas recuou de 115,2 para 114,2 em maio. Em 12 meses, esses índices cresceram 2,4% e 0,4%, respectivamente.

Conforme aponta a pesquisa, houve uma avaliação favorável em relação ao nível de demanda global, influenciada principalmente pelo mercado interno: a proporção de empresas que a consideram forte aumentou de 26% para 31%.

Expectativas
Segundo a FGV, o dado mais favorável ao Índice de Expectativas foi relacionado às previsões de contratação de pessoal, sendo que, das 1.015 empresas consultadas, 30% prevêem aumento do contingente de mão-de-obra nos próximos três meses. Em maio de 2007, essa parcela era de 26%.