domingo, 25 de maio de 2008

Galp sobe 4,3% com potencial descoberta no Brasil

| 21.05.2008 | 08h04

Por Nathália Ferreira

As ações da companhia portuguesa de petróleo e gás Galp Energia subiam 4,3% às 7h40 (de Brasília), na Bolsa de Lisboa, em reação à elevação dos preços do petróleo e às boas perspectivas no Brasil, com a identificação de uma potencial descoberta na Bacia do Espírito Santo, em um poço que a empresa possui em conjunto com a Petrobras. Agências internacionais informaram que as duas empresas ainda não determinaram se o petróleo encontrado é comercialmente viável.

"Mesmo que a descoberta não tenha sido provada como comercialmente viável, a alta dos preços do petróleo deixa os investidores nervosos apenas com a possibilidade de mais descobertas de petróleo", disse um operador. O resultado da Galp no primeiro trimestre deste ano, acima do esperado, também favorece o desempenho das ações.

A Galp anunciou ontem queda de 8% no lucro líquido do primeiro trimestre, para 109 milhões de euros (US$ 170,6 milhões), contra 119 milhões de euros no mesmo período do ano passado. A queda no lucro foi menor do que a prevista por seis analistas ouvidos pela Dow Jones Newswires, que esperavam redução de 15%, para 101,1 milhões de euros. As informações são de agências internacionais e da Dow Jones.