quarta-feira, 28 de maio de 2008

Indústria de shopping centers fecha primeiro trimestre com crescimento de 14%

Indústria de shopping centers fecha primeiro trimestre com crescimento de 14%

Por: Roberta
27/05/08 - 15h16


A indústria de shopping centers no Brasil continua em plena expansão. O setor terminou o primeiro trimestre deste ano com um crescimento de 14% nas vendas, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), esse crescimento é maior do que o registrado entre janeiro e março de 2007, quando houve uma alta de 12,5% nas vendas dos shoppings centers.

"Este acréscimo nas vendas no primeiro trimestre sobre o resultado de 2007, que já havia sido excelente, só aumenta nossas expectativas para mais um ano de sucesso", afirma o presidente da associação, Marcelo Carvalho.

Para ele, o resultado comprova que o setor tem bases sólidas e "está ancorado na estabilidade do cenário macroeconômico e na profissionalização do empresariado em oferecer produtos e serviços que atendam à necessidade do público".

Vacância de lojas
O segmento também registrou, no primeiro trimestre, um índice de apenas 1,7% na vacância de lojas nos shoppings brasileiros. Para o diretor-executivo da Abrasce, Luiz Fernando Veiga, isso é mais um prova de que o setor está a todo vapor.

"O baixo índice mostra que, mesmo com os novos empreendimentos instalados no país, os shoppings mantêm quase 100% de seus espaços locados", afirma.

Veiga também destaca que a queda do desemprego e o conseqüente aumento no emprego formal, além do maior do poder de compra do brasileiro e do crédito bancário com prazo mais longo de financiamento, possibilitam o desenvolvimento do setor.

Prognóstico
Para 2008, a previsão é que sejam criados mais 15 shopping centers, que irão totalizar 382 centros de compras, com mais de 8 milhões de metros quadrados de ABL, que devem receber cerca de 300 milhões de visitas por mês. Já para 2009, já foram anunciados outros 14 empreendimentos e a movimentação deve continuar.