sábado, 26 de abril de 2008

Telmex assumirá controle da Net assim que projeto for aprovado


Miriam Aquino - TeleSíntese
22.04.2008

A Net Serviços já está preparada para as mudanças que poderão ocorrer com a aprovação do projeto de lei 29, que, entre outros, permite que o capital estrangeiro passe a controlar as operadoras de TV a Cabo, hoje proibido pela atual legislação. Segundo o diretor financeiro da empresa, João Erik, o acordo de acionistas entre a Telmex e o grupo Globo assegura ao grupo mexicano uma opção de compra de 12% das ações da Net Serviços. Hoje, a Globo detém 51% das ações e a Telmex, 49%. Com a mudança na lei, cujo substitutivo deverá ser apresentado amanhã à Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara pelo deputado Jorge Bittar (PT/RJ), a Telmex, controladora da Embratel, irá exercer a sua opção de compra e passará a possuir 61% da Net.

Mas o dirigente da operadora de TV a cabo não acredita, no entanto, que as mudanças neste mercado acontecerão este ano. “Acho que este projeto terá muita dificuldade de ser aprovado este ano, tendo em vista o calendário atípico do Congresso Nacional, no segundo semestre”, afirmou Erik. No segundo semestre haverá eleições municipais e o Legislativo fica esvaziado.

Os dirigentes da operadora de cabo preferiram não tecer comentários sobre o projeto, por entenderem que ele ainda está em fase de maturação, mas reconhecem que a proposta está sendo extremamente debatida com os diferentes agentes. “Nunca se discutiu tanto um projeto de lei como este”, completou o executivo.

DTH

Para ele, o ingresso da Embratel na prestação de serviço de TV por assinatura via satélite – o DTH – não irá afetar a Net, visto que a carrier irá atuar complementarmente, nas cidades onde não existe a rede de cabo. “O ingresso de mais um competidor vai ser bom, para ampliar o mercado de TV paga e para acirrar a competição com o DTH”, avalia Erik.