terça-feira, 29 de abril de 2008

Compra por buscadores de preço requer cuidados, para evitar prejuízos


15h41

SÃO PAULO - Estudo divulgado pelo site Reclame Aqui - portal destinado a reclamações de consumidores insatisfeitos - revelou que 62% dos internautas que postaram reclamações na rede em 2007 alegaram terem sido vítimas de lojas virtuais fraudulentas.

De acordo com a pesquisa, os usuários afirmam que foram induzidos a comprar em tais lojas, por conta de indicações positivas de buscadores de preços, como Buscapé e Bondfaro.

O Reclame Aqui estima que, este ano, os internautas brasileiros podem ter prejuízos de até R$ 500 milhões.

Critérios de avaliação
Nos termos de serviços, a maioria das empresas de comparação de preços enfatiza não se responsabilizar pelos anúncios localizados pela ferramenta e pede para o usuários checarem a veracidade das informações.

Em sua página eletrônica, o Bondfaro, por exemplo, esclarece que escolhe as lojas de acordo com uma série de fatores, incluindo a classificação feita por sites renomados, o feedback e a popularidade entre os consumidores.

O site Buscapé conta com critérios parecidos, além de oferecer um selo próprio de "Empresa Reconhecida".

Como se prevenir
Com a proximidade do Dia das Mães - segunda data que mais se gasta com compras na rede, perdendo apenas para o Natal - especialistas recomendam que os usuários façam uma checagem criteriosa, antes de comprar em um estabelecimento virtual.

É imprescindível confirmar o CNPJ da empresa vendedora, checar pessoalmente o endereço físico do estabelecimento e consultar ambientes colaborativos na rede, como o Orkut ou sites de reclamações.

Além disso, optar pelo pagamento com cartão de crédito é uma boa opção, já que ele permite o não reconhecimento do pagamento, caso o produto não seja entregue.


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