terça-feira, 29 de abril de 2008

Morrer para renascer

Estratégia: Morrer para renascer

Por falar na necessidade de "morrer o velho para o novo ter espaço para nascer" (veja post logo abaixo), quem falou essa frase foi o Jae Ho Lee quando almoçavamos na sexta-feira passada.

Ele é dono das marcas Morana, Balonè e Jin Jin, sendo que a última literamente precisou morrer em seu conceito antigo, de comida chinesa, para o nascimento de uma nova rede com um amplo cardápio asiático.

Em casos onde é necessária a mudança radical do negócio, às vezes a única maneira é literalmente enterrar o conceito antigo para conseguir colocar o novo modelo de pé.

No caso do Jin Jin, além do cardápio completamente novo, longe dos tradicionais chineses, ele também mudou o visual da loja nas praças de alimentação, saindo totalmente fora dos padrões cheios de cores vermelhas e amarelas em sua comunicação visual. O novo "look" da Jin Jin é sóbrio, moderno e aconchegante.

A mudança trouxe grandes benefícios para a rede. Além de uma nova clientela, ele acabou criando uma categoria onde está sozinho. Por consequência, nos shoppings onde ele não conseguia entrar por já existirem restaurantes chineses, com a comida asiática ele está com a entrada garantida.

Vale a pena conhecer esse novo modelo para entender porque devemos ter coragem para enfrentar a tão assustadora "morte".

Para quem não quiser ir até uma praça de alimentação, entre no site atual do Jin Jin para conhecer o modelo "chinês" e clique depois no link no canto inferior esquerdo "Jin Jin Wok" para conhecer a diferença para o novo modelo.


Publicado em 01/04/2008 - 08:47