quinta-feira, 3 de abril de 2008

BNDES financiamento

BNDES aprova financiamento de

R$ 35,6 milhões para usina no MT



segunda, 18 junho 2007 . BNDES

A nova unidade irá contribuir com a diversificação da matriz energética do país, produzindo combustível renovável e menos poluente

A diretoria do BNDES aprovou financiamento, por operação direta, à empresa Tauá Biodiesel Ltda., no valor de R$ 35,6 milhões, para a implantação de uma unidade industrial integrada de extração de óleos vegetais e produção de biodiesel. A usina terá capacidade de produção de 36 mil m³/ano, localizada no município de Nova Mutum, em Mato Grosso.

A nova unidade irá contribuir com a diversificação da matriz energética e, ao utilizar etanol e oleaginosas como insumos, produzirá combustível 100% renovável e menos poluente. Reduzirá, ainda, a necessidade de importação do diesel mineral, colaborando para a auto-suficiência energética do país. Adicionalmente, estará apoiando a agricultura familiar, ao adquirir 10% dos insumos necessários à produção do biodiesel de pequenos produtores rurais. O projeto vai gerar 147 empregos diretos e 588 postos de trabalho indiretos, após a sua implantação.

A utilização de combustíveis renováveis é uma tendência mundial, decorrente da questão do aquecimento global, aliada à elevação do preço do petróleo. Seguindo esta inclinação, o governo brasileiro criou uma legislação específica, que concede incentivos à produção de biodiesel no país e garante mercado através da autorização, em 2%, da mistura do biodiesel ao diesel de petróleo, desde 2006. Em 2008 esta adição passará a ser compulsória, sendo incrementada para 5% em 2013, data esta que poderá ser antecipada.

As matérias-primas a serem utilizadas no projeto (soja, girassol e caroço de algodão) são abundantes na região de influência da Tauá (MT), o que representa uma considerável vantagem competitiva em favor da empresa. Outro ponto que merece destaque é a flexibilidade da planta de biodiesel que permite a utilização de diversas oleaginosas como insumos.