quinta-feira, 5 de junho de 2008

TELECOM - Santander vê queda exagerada e recomenda compra para Vivo e TIM

Por: Gabriel

A afirmação dada na última segunda-feira (2) pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, de que estuda a redução das tarifas de interconexão entre as operadoras de telefonia segue repercutindo entre os analistas.

Nesta quinta-feira (5), foi a vez de o Santander demonstrar uma postura cautelosa com a notícia, tendo em vista os impactos gerados nas principais companhias móveis do País, Vivo e TIM, responsáveis por mais da metade do mercado brasileiro de celulares.

Na visão da equipe do banco, o fato deve ser visto como um alerta para as operadoras móveis, além de aumentar a percepção de risco dos investidores com as ações do segmento, dada a significativa participação da interconexão nas receitas das empresas.

Queda exagerada sustenta "compra"
Repercutindo a notícia, as ações de Vivo (VIVO4) e TIM (TCSL4) acumulam queda de mais de 10% e 8%, respectivamente, na semana, sendo o primeiro papel o maior recuo do Ibovespa na sessão, o que evidencia a reação negativa do mercado ao tema.

Contudo, os analistas do Santander acreditam que, apesar de negativo, o fato não deve ser responsabilizado pela forte queda dos ativos, mas sim uma reação exagerada do mercado com o evento, especialmente para a Vivo.

Neste sentido, considerando as baixas cotações dos papéis em um patamar atrativo para a entrada, a instituição recomenda a compra às ações de ambas as operadoras.