segunda-feira, 16 de junho de 2008

Brasil terá 10 anos de crescimento sustentável, diz Lula

Lula acredita que em pouco tempo o país extrairá petróleo da camada pré-sal.
Presidente recebeu homenagem de investidores por grau de investimento.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (15), na Bovespa, que o Brasil terá pelo menos dez anos de crescimento sustentável.

Lula, que recebeu homenagem dos investidores em virtude de o Brasil ter alcançado grau de investimento, afirmou que passado o desafio do combate à inflação, ele espera que haja maior equilíbrio entre oferta e demanda de produtos com o resultante crescimento sustentável, sem elevação dos preços nos próximos anos.

"Não temos o direito de permitir qualquer retrocesso nesse país. Temos um pequeno problema que é a inflação neste instante, sobretudo sobre os alimentos. E nós temos a obrigação - governo, trabalhadores, membros da Bolsa de Valores e empresários - , de não permitir que a inflação volte a atrapalhar o sonho de estabilidade que este país construiu."

O presidente acredita que dentro de pouco tempo o Brasil conseguirá extrair petróleo da camada pré-sal descoberta em reservas da costa brasileira. Ele defendeu que o óleo não seja exportado em sua forma bruta, mas transformado antes da exportação, o que vai garantir maiores investimentos na indústria naval e na indústria petroleira.

Lula também afirmou aos investidores que a crise de alimentos que afeta o mundo é uma oportunidade para o Brasil, que tem o desafio de dar um salto de qualidade na produção de alimentos.

O presidente comemorou o fato de a estabilidade econômica ter garantido ao Brasil o grau de investimento, ao tempo em que a Bovespa e a Bolsa Mercantil e de Futuros, fundidas, se transformaram no terceiro maior mercado de capitais do mundo.

“Isso não é província, é potência. É quase chegar perto do paraíso. Mas um pouco e nós chegaremos lá”, disse.