segunda-feira, 16 de junho de 2008

Lula diz a investidores que 'falta muito a ser feito' em regulação e tributação

Presidente foi homenageado na Bovespa pela conquista do grau de investimento.
Ele disse que principal desafio do país no momento é evitar retorno da inflação.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (16), ao receber homenagem na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) pela conquista do grau de investimento, que “existe muito ainda a ser feito em regulação e tributação” para que o país alcance o nível ideal de investimentos.

Lula destacou que neste momento o principal desafio do governo é evitar o retorno da inflação.

"Não temos o direito de permitir qualquer retrocesso nesse país. Temos um pequeno problema, que é a inflação neste instante, sobretudo sobre os alimentos. E nós temos a obrigação - governo, trabalhadores, membros da Bolsa de Valores e empresários - , de não permitir que a inflação volte a atrapalhar o sonho de estabilidade que este país construiu."

Em discurso, ele afirmou que o governo reduziu gastos, elevou o superávit primário, aumentou impostos sobre operações financeiras, enxugou os mecanismos de crédito, reduziu a tributação sobre combustíveis e adotou uma política monetária mais rigorosa para tentar controlar a inflação.

“Olhando além, tenho confiança de que o Brasil pode atravessar esta onda. Não temos o direito de permitir retrocesso. A inflação não é apenas responsabilidade do Banco Central e do Ministério da Fazenda, mas de toda a sociedade”, disse.

Lula participou da cerimônia ao lado do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e dos ministros Miguel Jorge (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Guido Mantega (Fazenda). O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), também esteve presente.

Grau de investimento
Neste ano, as agências de análise de risco Standard and Poor’s e Fitch Ratings concederam o grau de investimento ao Brasil, o que significa que o país passou a ser considerado local seguro para investimentos estrangeiros.

A avaliação de risco de investimento é um sistema de nota desenvolvido por agências de análise de riscos para alertar os investidores de todo o mundo sobre os perigos do mercado em que eles escolhem para aplicar seu dinheiro.

A partir da nota de risco recebida por determinado país, os investidores podem avaliar se a possibilidade de ganhos (por exemplo, com juros maiores) compensa o risco de perder o capital investido por causa da instabilidade do país em questão.

O principal benefício de o país se tornar "investment grade" é atrair grandes investidores de países desenvolvidos que, por regras dos seus estatutos, só podem investir em ativos considerados de baixo risco