terça-feira, 18 de novembro de 2008

Índice de PMEs registradas é maior no Brasil que na América Latina, diz estudo 73% das micro, pequenas e médias empresas no país são pessoa jurídica

O nível de formalidade das micro, pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil é maior do que a média na América Latina, segundo dados da pesquisa "Perspectivas das PMEs no Brasil e na América Latina", divulgada nesta quarta-feira (12).

De acordo com o estudo, 73% das empresas entrevistadas declararam estar registradas como pessoa jurídica, enquanto na América Latina o percentual foi de 46%. No entanto, houve queda no nível de formalidade no país. Em 2007, 83% das PMEs haviam declarado estar formalizadas.

A pesquisa foi realizada pela Visa e pela The Nielsen Company entre os dias 1º de julho e 30 de agosto de 2008. Foram entrevistadas 400 micro, pequenas e médias empresas no Brasil nos setores de comércio, serviços e indústria. No mesmo período, foram entrevistadas 1.200 PMEs na Argentina, Brasil, Colômbia, México e Peru.

Internet

A pesquisa registrou que mais de 60% das micro, pequenas e médias empresas no Brasil têm telefone celular específico para o negócio e mais de 50% têm computador, mas somente 10% têm site na internet. Dentre os entrevistados, 21% disseram que usam a rede mundial para buscar fornecedores e 14% anunciam na web.

Dentre as empresas entrevistadas, 23% declararam estar fazendo uso do crédito. Nesse grupo, 56% usam o empréstimo bancário, 38% usam o cartão de crédito e 19% têm como fonte os fornecedores.