segunda-feira, 15 de junho de 2009

Inovação Estratégica empresarial

A Novidade em Estratégia

A essência da Inovação Estratégica é tornar a empresa pioneira em um novo espaço competitivo. E esse é o sonho de todo empresário e dos executivos: vender produtos e serviços onde a intensidade competitiva é quase irrelevante. A Inovação de Valor foi criada para tornar esse sonho uma realidade.

A metodologia da Pacto Consultoria Empresarial permite a concretização da mensagem não-ortodoxa da Inovação de Valor: as empresas para serem bem sucedidas não devem buscar vantagens competitivas, não devem disputar market-share e nem ficar presas aos pressupostos aceitos como verdadeiros em seu setor de atividade. Elas devem, isto sim, criar novos espaços competitivos que possibilitem a entrega de um valor novo e superior para o cliente, ao mesmo tempo em que gera um resultado superior para a empresa. O projeto de Inovação de Valor é desenvolvido a partir das seguintes fases:

Fase 1

A Inovação de Valor e a Estratégia Competitiva:

  • A Análise Competitiva na perspectiva da Inovação de Valor;
  • Os limites da Estratégia de Crescimento no Atual Espaço Competitivo
  • O potencial da Estratégia de Crescimento para o Novo Espaço Competitivo
  • A Inovação de Valor como o Movimento Estratégico da empresa para promover o alinhamento entre a inovação e os benefícios para o cliente, com os preços e os ganhos de custos.

Fase 2

Valor no Atual Espaço de Mercado:

  • A identificação dos Grupos Estratégicos que concorrem entre si no setor de atividade;
  • A Análise da Proposição de Valor das principais empresas do setor de atividade;
  • A análise funcionalidades dos produtos substitutos e complementares;
  • A exploração dos espaços vazios na fronteira do sistema de valor da empresa;
  • O Desenho da Curva de Valor dos principais concorrentes do mercado.

Fase 3

Valor da Estratégia :

  • A nova prática dos negócios: a superação do dilema entre liderança de Custo e Diferenciação;
  • A Matriz de Valor e o questionamento da Estratégia Competitiva e do Modelo de Negócios do setor de atividade;
  • A análise e aplicação do Modelo das Quatro Ações Estratégicas na empresa;
  • Ação Estratégica Reduzir: Que atributos devem ser reduzidos bem abaixo dos padrões setoriais:
  • Ação Estratégica Eliminar: Que atributos considerados indispensáveis pelo setor devem ser eliminados;
  • Ação Estratégica Elevar: Que atributos devem ser elevados bem acima dos padrões setoriais;
  • Ação Estratégica Criar: Que atributos nunca oferecidos pelo setor devem ser criados.
  • A criação de Inovação de Valor para um novo Espaço Competitivo.

Fase 4

A Implementação da Estratégia de Inovação de Valor:

  • A Demonstração dos atributos e funcionalidades da Inovação de Valor para os clientes;
  • A Precificação baseada no valor percebido pelo cliente-alvo;
  • A visualização e a comunicação da Estratégia de Inovação de Valor;
  • A integração da Estratégia com o Mapa Estratégico do Balanced Scorecard.