segunda-feira, 15 de junho de 2009

Consultoria Estratégica de Alta Performance

Consultoria Estratégica de Alta Performance

A Estratégia na Era da Inovação de Valor

A partir de nosso know-how em Gestão Estratégica e do entendimento das necessidades dos clientes, a Pacto Mercantil desenvolveu uma ferramenta de gestão e com uma abordagem diferenciada

A promovemos uma forte integração entre a formulação, a implementação e a gestão da estratégia a partir das seguintes fases:

Fase 1

Análise do Impacto das Tendências na Sociedade e das Forças Competitivas na performance da empresa-cliente. Esta atividade é desenvolvida por meio da avaliação das seguintes variáveis estratégicas:

  • Análise Ambiental e o entendimento das ameaças e oportunidades de negócios;
  • Análise Competitiva e a identificação dos pontos fortes e pontos fracos da organização; e
  • Avaliação das alternativas estratégicas para a empresa.

Fase 2

A Intenção Estratégica e a Formulação da Estratégia Competitiva. Esta atividade é concretizada pelas seguintes escolhas estratégicas:

  • Determinação das Vantagens Competitivas a serem preservadas ou construídas; e
  • Identificação e seleção dos Fatores Críticos de Sucesso para a concretização dos projetos estratégicos da organização.

Fase 3

A Implementação da Estratégia. Esta atividade é desenvolvida por meio da utilização do Balanced Scorecard como sistema de execução da estratégia e envolve os seguintes passos:

  • Tradução da Missão, da Visão, da Proposição de Valor, das Competências Essenciais e das Vantagens Competitivas em Temas Estratégicos;
  • Realização de Diálogo com os Stakeholders para avaliar a consistência dos Temas Estratégicos nas Perspectivas de Valor: Financeira, do Cliente, dos Líderes dos Processos de Negócios, e dos Líderes do Capital Humano da organização;
  • Tradução dos Temas Estratégicos, validados pelos Stakeholders, em Objetivos Estratégicos, Medidas e Metas de Performance a serem conquistados durante o período do Plano Estratégico;
  • Criação do Mapa Estratégico como uma representação visual da estratégia, que mostra as relações de causa e efeito entre os objetivos e que seja de fácil entendimento pela diretoria equipe de colaboradores da empresa;
  • Priorização das Iniciativas Estratégicas (Projetos Estratégicos da Organização) e o Plano de Execução, utilizando como ferramenta a Gestão de Projetos.

Fase 4

Desdobramento do Mapa Estratégico na Organização.

Esta atividade tem por finalidade criar os Mapas Estratégicos e determinar os Objetivos Estratégicos das Unidades de Negócios, das Áreas Funcionais e dos Profissionais da empresa, com a elaboração dos Scorecards Individuais. O desdobramento é realizado por meio dos seguintes passos:

  • Realização do Alinhamento da Estratégia Competitiva da Empresa com suas Áreas de Negócios, Áreas de Suporte e Profissionais-Chave;
  • Geração de Sinergias entre os Recursos da Organização, das Áreas de Negócios e das Áreas de Suporte; e
  • Elaboração dos Scorecards Individuais dos Diretores, Gerentes e Equipe de Colaboradores.

Fase 5

Estratégia de Alta Performance.
Esta atividade é desenvolvida, envolvendo os seguintes passos:

  • Comunicação e Educação da Equipe de Colaboradores sobre a Estratégia Competitiva da empresa, que passa a ser uma atividade contínua;
  • Seleção dos Membros das Equipe dos Projetos Estratégicos, Alocação de Recursos (financeiros, humanos, tecnológicos e infra-estrutura) e Aprovação do Plano de Execução do Projeto;
  • Identificação das Posições-Chave na organização para a Execução do Plano Estratégico;
  • Avaliação do Grau de Prontidão do Capital Humano da Empresa e Elaboração do Plano de Desenvolvimento de Competências;
  • Estruturação das Reuniões de Gestão Estratégica para avaliação da evolução na implementação dos Projetos Estratégicos, do atingimento dos Objetivos Estratégicos e da análise de consistência da estratégia da empresa.