segunda-feira, 15 de junho de 2009

Elaboração de Processos Empresariais

Modelagem de Elaboração de Processos Empresariais (BEPE)

O mundo globalizado e competitivo e as rápidas transformações impostas pela evolução tecnológica, tem feito com que as empresas realizem constantes revisões de seus processos operacionais na tentativa de realizar os trabalhos de forma cada vez mais eficiente e eficaz. Transformar-se é fator de crescimento, seja para adequação a uma nova estratégia de negócio ou para enfrentar a concorrência do mercado globalizado e informatizado. Nossa metodologia para mapeamento, modelagem, e revisão de processos, oferece produtos que vão ao encontro dessas realidades levando nossos clientes a níveis de excelência operacional e enquadramento legal (compliance) necessários para atender às exigências atuais.


Como complemento de nossa capacitação, realizamos o desenvolvimento e implantação dos diversos manuais organizacionais que uma empresa deve possuir para documentar e padronizar suas regras e processos operacionais.

Fase 1

Produtividade

  • Definição e implantação de indicadores de produtividade e custos. Definição dos modelos e processos para a coleta de dados, compilação, análise e medidas corretivas da produtividade e redução de custos operacionais e administrativos. .

Fase 2

Análise de Processos

  • Análise dos processos de negócio identificando os principais "gaps" funcionais de controle e de produção. Completam esse produto a definição e implantação dos processos redesenhados.

Fase 3

Guias de Processos

  • A formalização e documentação dos processos de negócio de uma empresa garantem o reconhecimento das tarefas e atividades que sustentam os controles de produtividade e custos operacionais.

Fase 4

Políticas Corporativas

  • Documentar as políticas da empresa é uma estratégica fundamental para transmitir para toda a organização o pensamento, valores e direcionamento tanto dos acionistas como dos principais gestores.

Fase 5

Manual de Produtos

  • Com esse instrumento de gestão, nosso cliente veiculará a todos os níveis da organização os produtos e seus mercados alvo, formas de rentabilidade, responsabilidades, tributações, riscos legais e operacionais, etc.

Fase 6

Manual da Organização

  • Com esse tipo de manual a empresa cria e divulga a estrutura (organograma) que estabelece os níveis hierárquicos e funcionais que sustentam os produtos e serviços do nosso cliente.

Fase 7

Manual de Riscos e Compliance

Descreve-se nestes manuais, os controles existentes no que se refere aos riscos de mercado, de crédito e operacional, além das atividades de controle e monitoramento da instituição. A estrutura de compliance estará evidenciada por mecanismos que garantam a adequada supervisão por parte da administração e a efetiva utilização de auditoria interna e externa como instrumentos de controle.