segunda-feira, 15 de junho de 2009

Balanced Scorecard

Balanced Scorecard (BSC):

O Alinhamento Estratégico de Alta Performance

Os Projetos da Pacto Mercantil são desenvolvidos a partir dos conceitos originais do Balanced Scorecard.


Respeitamos a essência do cliente, porém, incorporamos nosso know-how em gestão estratégica e os mais recentes avanços em gestão de negócios. As fases do projeto de consultoria são as seguintes:

Fase 1

A Liderança e a Formulação da Estratégia:

  • Identificação dos reais motivos para a mudança estratégica da organização;
  • Patrocínio do projeto por um executivo de alto-nível da organização;
  • Identificação dos profissionais-chave para o projeto estratégico;
  • Criação, revisão e análise crítica da definição de Negócio, da Missão, da Visão e Valores da organização;
  • Análise dos Pontos Fortes e Fracos e das Ameaças e Oportunidades dos negócios, a partir da Cadeia de Valor e das Forças Competitivas;
  • Determinação da Proposição de Valor para os clientes;
  • Identificação das Vantagens Competitivas da empresa e suas Competências Essenciais.

Fase 2

A Escolha da Estratégia Competitiva e sua Tradução Operacional

  • Tradução da Missão, da Visão, da Proposição de Valor, das Competências Essenciais e das Vantagens Competitivas em Temas Estratégicos;
  • Realização de Diálogo com os Stakeholders para avaliar a consistência dos Temas Estratégicos nas Perspectivas de Valor: Financeira, do Cliente, dos Líderes dos Processos de Negócios, e do Capital Humano da organização;
  • Tradução dos Temas Estratégicos, validados pela Alta-Administração, em Objetivos Estratégicos, Medidas e Metas de Performance a serem conquistados durante o período do Plano Estratégico;
  • Elaboração do Mapa Estratégico a partir das relações de causa e efeito entre as Perspectivas: Financeira, dos Clientes, dos Líderes dos Processos Internos e do Capital Humano da organização;
  • Determinação das Iniciativas Estratégicas (Projetos Estratégicos) que viabilizarão os Objetivos Estratégicos;
  • Priorização das Iniciativas Estratégicas pelo seu impacto nos resultados da empresa.

Fase 3

O Alinhamento entre a Estratégia e a Organização:

  • Alinhamento da Estratégia Competitiva da Empresa com suas Áreas de Negócios, Áreas de Suporte e Profissionais-Chave;
  • Desdobramento da Estratégia com a elaboração dos Mapas Estratégicos das Áreas de Negócios e das Áreas de Suporte, a partir do Mapa Estratégico da Empresa;
  • Determinação dos Projetos Estratégicos das Áreas de Negócios e de Suporte;
  • Geração de Sinergias entre os Recursos da Organização, das Áreas de Negócios e das Áreas de Suporte;
  • Alinhamento das Áreas de Negócios com sua Rede de Valor;
  • Criação de modelo de Governança Corporativa a partir do Balanced Scorecard.

Fase 4

As Pessoas Focalizadas na Estratégia

  • Desenvolvimento de uma Consciência Estratégica em todos os níveis da organização;
  • Comunicação e Educação da Equipe de Colaboradores sobre a Estratégia Competitiva da empresa;
  • Valorização do comportamento orientado à execução da estratégia;
  • Identificação das funções estratégicas a partir do Mapa Estratégico da organização;
  • Identificação das competências individuais e organizacionais necessárias à execução da estratégia;
  • Elaboração dos Scorecards Individuais dos Diretores, Gerentes e Colaboradores alinhados aos objetivos estratégicos da empresa;
  • Definição do conjunto de recompensas para a força de trabalho em função de sua contribuição para a execução da estratégia e atingimento dos objetivos da organização.

Fase 5

A Gestão Estratégica como Competência Organizacional

  • O desenvolvimento e a disseminação de uma cultura orientada à gestão estratégica;
  • A Gestão dos Projetos Estratégicos;
  • A Gestão dos Investimentos e do Orçamento Estratégico;
  • A Gestão do Conhecimento e do Portfólio de Competências da organização;
  • A Gestão dos Processos de Negócios e da Criação de Valor;
  • A Gestão da Tecnologia da Informação como fator crítico da execução da estratégia;
  • As Reuniões de Gestão Estratégica como instrumento de aprendizagem e de renovação da estratégia.