Balanced Scorecard (BSC):
O Alinhamento Estratégico de Alta Performance
Os Projetos da Pacto Mercantil são desenvolvidos a partir dos conceitos originais do Balanced Scorecard.
Respeitamos a essência do cliente, porém, incorporamos nosso know-how em gestão estratégica e os mais recentes avanços em gestão de negócios. As fases do projeto de consultoria são as seguintes:
Fase 1
A Liderança e a Formulação da Estratégia:
- Identificação dos reais motivos para a mudança estratégica da organização;
- Patrocínio do projeto por um executivo de alto-nível da organização;
- Identificação dos profissionais-chave para o projeto estratégico;
- Criação, revisão e análise crítica da definição de Negócio, da Missão, da Visão e Valores da organização;
- Análise dos Pontos Fortes e Fracos e das Ameaças e Oportunidades dos negócios, a partir da Cadeia de Valor e das Forças Competitivas;
- Determinação da Proposição de Valor para os clientes;
- Identificação das Vantagens Competitivas da empresa e suas Competências Essenciais.
Fase 2
A Escolha da Estratégia Competitiva e sua Tradução Operacional
- Tradução da Missão, da Visão, da Proposição de Valor, das Competências Essenciais e das Vantagens Competitivas em Temas Estratégicos;
- Realização de Diálogo com os Stakeholders para avaliar a consistência dos Temas Estratégicos nas Perspectivas de Valor: Financeira, do Cliente, dos Líderes dos Processos de Negócios, e do Capital Humano da organização;
- Tradução dos Temas Estratégicos, validados pela Alta-Administração, em Objetivos Estratégicos, Medidas e Metas de Performance a serem conquistados durante o período do Plano Estratégico;
- Elaboração do Mapa Estratégico a partir das relações de causa e efeito entre as Perspectivas: Financeira, dos Clientes, dos Líderes dos Processos Internos e do Capital Humano da organização;
- Determinação das Iniciativas Estratégicas (Projetos Estratégicos) que viabilizarão os Objetivos Estratégicos;
- Priorização das Iniciativas Estratégicas pelo seu impacto nos resultados da empresa.
Fase 3
O Alinhamento entre a Estratégia e a Organização:
- Alinhamento da Estratégia Competitiva da Empresa com suas Áreas de Negócios, Áreas de Suporte e Profissionais-Chave;
- Desdobramento da Estratégia com a elaboração dos Mapas Estratégicos das Áreas de Negócios e das Áreas de Suporte, a partir do Mapa Estratégico da Empresa;
- Determinação dos Projetos Estratégicos das Áreas de Negócios e de Suporte;
- Geração de Sinergias entre os Recursos da Organização, das Áreas de Negócios e das Áreas de Suporte;
- Alinhamento das Áreas de Negócios com sua Rede de Valor;
- Criação de modelo de Governança Corporativa a partir do Balanced Scorecard.
Fase 4
As Pessoas Focalizadas na Estratégia
- Desenvolvimento de uma Consciência Estratégica em todos os níveis da organização;
- Comunicação e Educação da Equipe de Colaboradores sobre a Estratégia Competitiva da empresa;
- Valorização do comportamento orientado à execução da estratégia;
- Identificação das funções estratégicas a partir do Mapa Estratégico da organização;
- Identificação das competências individuais e organizacionais necessárias à execução da estratégia;
- Elaboração dos Scorecards Individuais dos Diretores, Gerentes e Colaboradores alinhados aos objetivos estratégicos da empresa;
- Definição do conjunto de recompensas para a força de trabalho em função de sua contribuição para a execução da estratégia e atingimento dos objetivos da organização.
Fase 5
A Gestão Estratégica como Competência Organizacional
- O desenvolvimento e a disseminação de uma cultura orientada à gestão estratégica;
- A Gestão dos Projetos Estratégicos;
- A Gestão dos Investimentos e do Orçamento Estratégico;
- A Gestão do Conhecimento e do Portfólio de Competências da organização;
- A Gestão dos Processos de Negócios e da Criação de Valor;
- A Gestão da Tecnologia da Informação como fator crítico da execução da estratégia;
- As Reuniões de Gestão Estratégica como instrumento de aprendizagem e de renovação da estratégia.