segunda-feira, 14 de julho de 2008

LIÇÕES DE VIDA E DE TRABALHO > “Aborrecimento? Só meia hora por dia”

LIÇÕES DE VIDA E DE TRABALHO

“Aborrecimento? Só meia hora por dia”

É a receita de Maurício Botelho, o homem que reinventou a Embraer, colocou-a entre as quatro grandes do mundo e agora se dedica a aconselhar executivos

por Aline Ribeiro (G1)

>>> No início de carreira, trabalhei na Ilha de Marajó.
Foi um choque. Saí da praia de Ipanema para morar numa clareira na floresta, onde se chegava por rio ou voando de teco-teco. Essa experiência foi fundamental para compreender os desafios de integração e desenvolvimento desta nação.

>>>Depois do trabalho, visitava os igarapés, onde moravam algumas famílias. Pensava: 'Que expectativas têm essas pessoas? Nenhuma'. A empresa para a qual trabalhava montou uma escola na floresta. Era emocionante ver, às 7 horas, crianças chegando de canoa, porque sabiam que lá iriam aprender.

>>> Em 1981, entrei para a Companhia Bozano, Simonsen. Morava no Rio de Janeiro, mas a sede da subsidiária era em São Paulo. No começo, passava um dia fora de casa, depois três, quatro... Certa vez, meu filho, que à época tinha 11 anos, me disse: 'Pai, assim não dá para continuar a ser seu filho'. Aí, percebi que tinha de tomar uma atitude.

>>> A gente se torna determinado. Passei em duas faculdades: engenharia mecânica na Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, e eletrônica na PUC, que era o curso melhor. Tranquei a matrícula na Nacional. Aí, a PUC triplicou o valor da anuidade. Eu já custeava meus estudos, dando aulas particulares, e não tinha opção. Mudei para a Nacional. Isso é uma frustração? Não, é só uma mudança. Alguns podem se abater. Eu tomei uma atitude para resolver o problema.

>>> Fiz um concurso para a Petrobras e passei. Fui chamado para um exame de vista e o médico disse que eu não tinha visão suficiente para ser engenheiro. Sugeriu a aposentadoria por invalidez. Que ironia! Acabei presidente de uma empresa com mais de 4,5 mil engenheiros. É o tipo de atitude que pode causar danos irreversíveis. Se eu fosse mais frágil, poderia ter virado hippie. Fui buscar emprego em 43 companhias. A 41ª me contratou.

>>> Aos 40 anos, uma de minhas irmãs perdeu o marido, com quem tinha três filhos. Eu era muito ligado a ela, tentava ajudar. Mas ela sempre parecia muito forte e eu perguntei: 'De onde vem essa força?'. Ela respondeu: 'Independentemente do nível de dificuldade, o importante é ter alegria no coração'. É isso que você tem de saber na vida.

>>> A vida é muito boa. A gente deve guardar só as coisas boas. Não podemos aceitar a derrota. Temos o direito de ficar aborrecidos só meia hora por dia com alguma coisa. Mais do que isso, é perda de tempo.

>>> Um dos momentos mais emocionantes da minha carreira foi quando lancei o Embraer 170. Tinha demitido 1,8 mil empregados por causa da crise da aviação, devido ao 11 de setembro. Na cerimônia de lançamento, falei das medidas drásticas e, em seguida, ergui os braços oferecendo o avião aos funcionários. Eles aplaudiram muito. Ofereci de novo. Foi uma catarse. Eram mais de 8 mil pessoas totalmente integradas. Um momento de integração entre o líder e aqueles que ele lidera.